fbpx

Instagram Stories: dicas para produção de vídeo na vertical

Instagram Stories: dicas para produção de vídeo na vertical

O Instagram Stories é uma função nativa de outra rede social, o Snapchat. Porém, foi dentro do Instagram que encontrou espaço para crescer em popularidade e funções. De acordo com os números da própria rede social, que tem 1 bilhão de perfis ativos mensalmente, o stories movimenta 500 milhões de contas por dia!

Com relação aos negócios, o volume se torna ainda mais relevante, pois ⅓ dos stories mais visualizados são de perfis empresariais. E mais! Em todo o mundo, metade dos perfis comerciais utilizaram, ao menos uma vez no mês, o Instagram Stories. Para que você também possa otimizar as suas estratégias de marketing, hoje abordamos mais detalhes sobre esta função!

Benefícios do Instagram Stories

Com tempo limitado e levando ao pé da letra o nome Instagram, a função stories é apresentada ao usuário por 15 segundos e não há limite de postagens. Essa sensação de imediatismo é um dos maiores benefícios da ferramenta que consegue transmitir forte interação.

Outro benefício é a forma de exibição que preenche a tela inteira, diferente do feed, cujo espaço é limitado e dividido com partes dos conteúdos anteriores e posteriores. Com isso, o impacto do conteúdo tende a ser maior, assim como a atenção do usuário também é melhor aproveitada.

A plataforma também tem investido muito em melhorar as campanhas do Instagram Stories, sendo possível optar por anúncios interativos, além dos recursos de loja e links já conhecidos.

Conteúdo na vertical

Por se tratar de um conteúdo na orientação vertical, é preciso haver planejamento, para conseguir adaptar para várias redes e não esquecer das especificações técnicas.

Entre as dicas básicas estão a resolução de 1920 (altura) x 1080 (largura) pixels, além da gravação precisar ter um respiro entre rosto e câmera, sem se afastar demais, dado o formato, mas sem aproximação exagerada.

A utilização de smartphone para a gravação e edição para vídeos de Instagram Stories é uma opção válida, pois agiliza o processo, principalmente durante eventos.

Porém, no longo prazo, é sempre bom contar com profissionais, como uma produtora, para que a qualidade atenda às expectativas do público.

Dessa forma, será possível focar sobre o conteúdo e objetivos do que será produzido.

Dicas de conteúdo

Conforme estatísticas divulgadas pelo Instagram, durante todo o processo de compra o percentual de utilização da rede é muito alto. Desde a descoberta de novos produtos e serviços (85%), na pesquisa por produtos e serviços (84%), até a decisão de compra (83%).

Sobre a expectativa do tipo de conteúdo, 62% dos usuários esperam que sejam criativos, 58% divertidos, 58% informativos e 57% autênticos. Seguindo essas tendências, há algumas dicas práticas que também precisam ser consideradas para que o engajamento atinja resultados expressivos. Entre elas, mostrar a marca em, no máximo, 3 segundos (isso é 20% do tempo total de um storie), passar a mensagem de forma clara e abusar dos elementos visuais!

E ainda que tenhamos mostrado a importância e inevitabilidade de dar ênfase ao Instagram Stories, não se pode esquecer das demais redes sociais. Por isso, saiba a duração ideal dos vídeos em cada uma delas!

No Comments

Post a Comment