fbpx

Duração ideal de vídeos em redes sociais: como definir?

Duração ideal de vídeos em redes sociais: como definir?

Os vídeos são formatos dinâmicos e poderosos para todas as etapas da estratégia de relacionamento e de comunicação de uma empresa. Não é à toa que ele é uma tendência em crescimento no universo online, visto que o cérebro humano processa o visual 60 mil vezes (!) mais rápido do que o texto.

Assim, as empresas agora procuram formas de fazer com que essa ferramenta seja o mais efetiva possível. Ou seja, muitas dúvidas surgem, como qual abordagem se deve utilizar, quais formatos de narrativa e qual a duração ideal de vídeos. As respostas de perguntas como essa carregam o segredo para captar a real atenção dos espectadores.

Por isso, neste post trazemos algumas respostas sobre duração de vídeo, a fim de que os objetivos da sua empresa possam ser alcançados com produções audiovisuais que levem um valor real para as pessoas e no tempo certo!

Duração ideal de vídeos

Indo direto ao ponto: a duração dependerá do canal a ser utilizado, respeitando a natureza e proposta de cada um deles. Aqui também é importante frisar que não é, obrigatoriamente, preciso fazer um vídeo diferente para cada um dos canais. Ao invés disso, é possível trabalhar recortes distintos de uma mesma produção, a fim de chamar a atenção do público de cada canal da maneira mais assertiva possível.

E se o conteúdo tiver muitos pontos a serem explorados, é possível trabalhar em episódios ou, como está em alta, em pílulas: fracionar um conteúdo extenso em pequenas dicas ou informações, facilitando a assimilação e o contato.

E como as redes sociais são uma unanimidade na vida das pessoas, são para o trabalho nelas as dicas de duração ideal de vídeos, de acordo com os dados levantados pela HubSpot.

Youtube

Só poderia ser no Youtube o espaço em que duração ideal de vídeos é a mais longa: 2 minutos. Como a plataforma tem a característica de ser acessada por pessoas que querem aprender algo ou, periodicamente, acompanham e esperam por conteúdos de seus canais preferidos, é nela que é possível trabalhar temas com maior duração.

Facebook

No Facebook uma outra dinâmica acontece. Ansiosos por mostrar para seus amigos conteúdos interessantes, mas também com o estímulo constante de seguir para a próxima atualização, o tempo de vídeos nessa plataforma é de 1 minuto. Assim, consegue prender e entreter por tempo suficiente o usuário e os demais amigos.

Twitter

Seguindo a hashtag #VideoOfTheDay (Vídeo do Dia), a Hubspot constatou que a média de duração deles é de 43 segundos. Com isso, a dica de duração para o Twitter é de 45 segundos. Parece muito curtinha, mas para usuários que estão acostumados a 140 caracteres faz sentido, não é mesmo?

Instagram

O Instagram, com a sua característica ágil em que a sequência de rolar para as próximas publicações é frenética, tem a recomendação menor: máximo de 30 segundos!

Isso porque, de acordo com a pesquisa, os vídeos mais comentados no aplicativo eram os que tinham a média de 26 segundos. E também há o recurso do IGTV, que permite que os usuários façam transmissão de vídeos verticais de até 10 minutos de duração ou até 60 minutos, no caso de perfis verificados populares. 

Percebe que o estilo do canal fez toda a diferença para cada uma das dicas? E agora que você já sabe a duração ideal de vídeos precisa, veja os 13 tipos de narrativa para produzir para fazer!

No Comments

Post a Comment