fbpx

Vídeos para Instagram: é válido investir nessa produção?

Vídeos para Instagram: é válido investir nessa produção?

Você sabia que o Instagram é uma das redes sociais que mais crescem no momento, inclusive no Brasil? Pois é, de acordo com uma pesquisa do site Statista, somente até 2018, os usuários brasileiros dessa plataforma colocavam nosso país em 3° lugar no ranking mundial — mais precisamente 72 milhões de pessoas na rede.

Independente se você é uma figura pública ou administra uma página comercial (sua ou da empresa que presta serviços), apostar em vídeos para o Instagram pode gerar inúmeros resultados positivos. 

Para saber as vantagens deste aplicativo e as melhores formas de usar essa ferramenta, não deixe de ler o artigo de hoje.

1. Conhecimento do público-alvo 

Até pouco tempo atrás, quando se pensavaem uma publicação em vídeo, naturalmente apenas o Youtube vinha a cabeça como a rede social ideal para isso. No entanto, a realidade mudou, graças ao crescimento exponencial dos vídeos disponibilizadas por meio do Instagram.

Por intermédio de conteúdos voltados às tendências do mercado e, principalmente, às necessidades do seu público, as marcas podem utilizar-se das publicações em vídeo para entreter e informar suas personas de maneira eficiente, por meio de informações sobre produtos e serviços.

2. Maior interatividade e engajamento

Sem dúvida, é difícil conhecer alguém que não tenha aderido a essa “moda” de stories. Mas você sabe por que esses vídeos fazem tanto sucesso? Justamente por serem curtos, simples e contarem uma história de forma rápida e que dar pra todo mundo acompanhar. 

Isso mesmo, o algoritmo do aplicativo adora conteúdo relevante e de qualidade; com isso, o público é atraído para uma marca devido sua qualidade e forma de contato entre empresa-cliente. Logo, lançar mão desse recurso pode ser um bom investimento para transformar um maior número de seguidores em futuros clientes.

3. Maior alcance da marca nas redes (e nas vendas)

Após entender a melhor forma de ofertar seu conteúdo na rede, é momento de fortalecer a marca através de conteúdos relevantes que chamem a atenção do público-alvo do perfil/página. 

Para fazer essa escolha com êxito, é fundamental que sejam escolhidas e testadas as melhores formas de distribuir esse material e dessa forma conseguir alcançar um maior reconhecimento da marca no mundo digital.

E quais os formatos de vídeos para postar no Instagram?

Além dos tradicionais stories — que têm a extensão de 15 segundos e desaparecem em 24 — os usuários podem produzir e distribuir conteúdos em mais 03 formas diferentes no app: feed, lives e IGTV. Veja como funciona cada uma:

  • Feed: com duração máxima de 1 minuto, esse padrão de post é excelente para aquelas informações mais pertinentes ao usuário, nas quais o conteúdo seja facilmente acessado ao abrir o perfil
  • Lives: os vídeos ao vivo podem ser utilizados no lançamento de um produto, cobertura de eventos e entrevistas; 
  • IGTV: esse formato costuma permitir um maior tempo de vídeo, porém precisa ser pensado com atenção para que o conteúdo gere o interesse do público. Um bom exemplo são a transmissão de dicas, informativos e as sessão de perguntas e respostas (FAQ).  

Como vimos, quando se fala em uma rede social que gera engajamento e resultados, o Instagram sai na frente como a ferramenta ideal para esse objetivo. Afinal, em tempos corridos como os de hoje, não é nada difícil que um material irrelevante e repetitivo desperte o desinteresse ou, na pior das hipóteses, no afastamento dos internautas a uma determinada página.

Diante desse fato, é que surge a importância de se ter uma produtora audiovisual que cuide da estratégia para postagens de vídeos nessa rede tão badalada atualmente. Dessa maneira, o perfil ou página pode aplicar o estilo que melhor se adequa a sua persona, aproximando-se de forma genuína e estabelecendo uma relação de confiança.