fbpx

11 dicas para contratar o estúdio de animação ideal

11 dicas para contratar o estúdio de animação ideal

Animações em vídeo vêm se tornando valiosas fontes de comunicação ao longo das décadas. Quando apontamos os últimos anos, com o advento de softwares, cursos preparatórios e produtoras especializadas no assunto, as peças a serem produzidas ganharam fontes inesgotáveis de engenharia criativa e aptidões humanas com resultados surpreendentes. Por isso encontrar o estúdio de animação ideal é fundamental para que o projeto saia perfeito.

As vantagens são muitas: o número muitas vezes reduzido de profissionais envolvidos na produção da peça, a possibilidade em abolir as locações de espaço físico, os equipamentos de som direto e iluminação, tudo isso pode mudar a questão do custo-benefício. E existem infinitas possibilidades em empreender na criatividade, pois a animação nos abre espaço para isso.

Sejam tais obras produções de peças institucionais, documentais, composições dramatúrgicas, de treinamento e principalmente obras utilizadas em ações de marketing. As ferramentas de animação, se bem finalizadas, têm a capacidade não só de expandir o alcance de uma marca ou produto na internet, mas principalmente gerar os leads necessários com o foco final na tão sonhada venda.

Entregar à sua persona um material único e criativo é a ideia de toda pessoa física ou jurídica que possui um produto a ser oferecido ao mercado, e deve ser uma das principais assinaturas de um estúdio de animação.

Entretanto, para que o resultado da produção seja impresso com autenticidade e traduza de forma simples, dinâmica e transparente as características e finalidades de um produto, alguns cuidados básicos devem ser tomados na hora de contratar um estúdio de animação.

Como encontrar o lugar exemplar? No intuito de alcançar o resultado que você tanto espera, descubra aqui 11 dicas infalíveis para acordar uma ideia com aquele estúdio de animação ideal.

1 – Empresa legalizada

Orçamentos via e-mails, WhatsApp, redes sociais até podem servir como documentos, porém, não carimbam a legalidade de uma empresa.

Quando falamos de ‘legalidade’, isso não significa somente se tal empreendimento tem CNPJ aberto. Uma empresa regularizada no mercado, além de apontar seus conhecimentos e números aos futuros clientes, também gosta de mostrar a cara, deixar que todos saibam quem ela é.

Portanto, opte pela pesquisa. A internet é a sua grande aliada na busca e avaliação dos registros documentais e físicos da seu futuro estúdio de animação.

2 – Experiência do estúdio de animação

O conhecimento é a ponte para qualquer resultado satisfatório. Aliado à criatividade, toda pretensão de chegada ao alvo pretendido é quase que certeira.

Optar por um estúdio de animação que tenha experiência no mercado pode lhe abrir um leque para inúmeras possibilidades, já que seu portfólio apresenta um bom número de obras produzidas.

Além disso, ao ter opções de visualizações dos trabalhos concluídos, você passa a entender a sinergia do grupo de criação e finalização, afinal, audiovisual é sinônimo de equipe.

Para completar, ainda há como verificar se o resultado dos vídeos é bom e se a implicação dele nas obras produzidas atende às suas necessidades.

Vale lembrar que empresas que estão começando no mercado, apesar do portfólio ainda pequeno, também são opções bastante viáveis. Pouca experiência não significa necessariamente conhecimento escasso.  Muitas vezes dois únicos vídeos para análise já são o suficiente para que você entenda a linguagem daquela produtora. E tem mais: quantidade nem sempre pode ser associada à qualidade.

3 – Por falar em qualidade, olha ela aqui

Quantidade versus qualidade: a segunda opção deve estar grifada no dicionário particular de quem busca uma boa produtora de audiovisual especializada em animação.

Você sabia que o áudio é imprescindível no intuito de seu futuro cliente apontar ou não a boa qualidade de um vídeo? Podemos dizer que o casamento entre a imagem e o som precisa ser perfeita. Caso contrário, o estrago está feito. Também é preciso ter um cuidado especial à história contada no seu vídeo.

Portanto, ao analisar um estúdio de animação, atente-se também ao áudio. Verifique se o mesmo segue um padrão linear de decibéis, ou seja, se não há alteração no volume. Compare o som do vídeo com outros que estão em evidência na internet. Evite que no futuro pessoas lhe comentem: “Não entendi direito o que tal personagem da animação quis dizer.”.

4 – Produzir é sinônimo de criatividade

Checou a qualidade técnica dos vídeos? Ótimo! Agora os assistiu com um olhar diferenciado, aquele que percebe se os materiais apresentados são muito parecidos um com o outro ou não? Há grandes diferenças na criação ou notou se tudo segue um mesmo padrão?

É sempre bom rever os produtos finais disponibilizados, pois assim você consegue identificar se a equipe daquela empresa é criativa ou não. Seguir padrões pode atrair? Sim, mas sair deles torna-se um grande diferencial quando o resultado de seu material for apresentado. Provavelmente você ficará muito mais feliz em soltar o produto no mercado sem ter aquela velha comparação com outros vídeos.

5 – Registro na Ancine

Muitas vezes a peça produzida foi preparada com intenções de exibição em outras mídias, como a televisiva ou mesmo a tela do cinema. Para tanto, o material necessita de um certificado que é emitido pela Agência Nacional do Cinema, essa conhecida pela sigla Ancine.

Quem solicita o protocolo é a empresa que elaborou, produziu e finalizou a obra. Para tanto, a própria deve ter seu cadastro efetivado no órgão público federal. Caso contrário, sem o devido certificado de registro da sua obra, o material fica impossibilitado de ser exibido em tais mídias.

Perguntar se a empresa é cadastrada na Ancine não é antiético e muito menos falta de educação.

6 – Conheça outros clientes atendidos pelo estúdio de animação

Tá tudo certo com a documentação? O estúdio de animação detém a linguagem que você necessita para seu produto audiovisual?

Mesmo tento todas essas respostas, o seu trabalho de investigação deve continuar. É claro que você não precisa se atentar somente a clientes famosos que passaram pela produtora. Contudo, conheça uma parte dos que foram atendidos pelos seus futuros contratados, sejam eles de marcas afamadas ou não.

Atente-se aos valores numéricos dos vídeos. As obras são conhecidas na internet? Quantas visualizações elas têm? Há nos botões de interação aquelas curtidas que apontam o dedo para baixo, conhecidas como ‘deslikes’? Quantos são os comentários? O que dizem?

Não é exagero ir um pouco além. Há registros da empresa em sites de reclamação? Se sim, quais são as anotações?

7 – Preço baixo, custo alto

Todo produto que exige criatividade tende a se tornar subjetivo quando falamos de valores. A qualidade, o tempo de duração do vídeo, a quantidade de elementos inseridos, tudo isso interfere no preço final.

Por regra geral, no mercado de compra, venda e prestação de serviços, há preços que são tão atrativos que muitas vezes nem hesitamos em fechar o negócio. Atente-se! O custo disso pode ser alto.

Como saber se o orçamento apresentado está dentro dos parâmetros de mercado ou se você não está sendo colocado de escanteio?

A primeira dica sobre este tópico é orçar em duas ou mais empresas. Se a diferença entre elas for muito grande, faz-se necessária uma avaliação mais detalhada.

Outra forma de acertar preços é saber reconhecer os valores dos profissionais. Sabemos que, para todo trabalho prestado, há tabelas com dígitos devidamente calculados. Contudo, se alguns itens estão muito abaixo disso, algo está fora de sintonia. E você não é o culpado. Caso esteja muito acima, a marca do profissional qualificado para determinado serviço interfere no preço final de sua diária.

Diante do que acabamos de mencionar, e se o orçamento final for exorbitante? Nesse caso, além do orçamento em outras produtoras para que se tenha uma base sólida dos dígitos apresentados, a velha e boa negociação é sempre bem-vinda. Seja sincero na hora de apresentar a contraproposta. Fale sobre suas expectativas, tanto financeiras, quanto de resultado. Há como adequar todas as sugestões e expectativas e ao final você ter em mãos o produto que tanto desejou.

8 – Sua obra, seu filho

Apesar dos vídeos maravilhosos que um estúdio de animação possa lhe apresentar, atente-se ao seu produto. Os diferenciais da sua marca precisam estar em evidência. A equipe de animação deve captar e entender, não só as dicas sugeridas pelo seu pessoal, como o próprio funcionamento do produto ou serviço da sua empresa.

Num primeiro contato, tente analisar se eles compreenderam pelo menos o básico do que será oferecido ao cliente final. Lembre-se: Ilustrar em demasia nem sempre é o melhor e o resultado que sua empresa busca no mercado pode ser outro.

A pesquisa é base de qualquer produto de audiovisual. Ou seja, a produtora contratada investigará a fundo não só o que será oferecido ao cliente final, mas principalmente analisará a sua empresa como um todo. O briefing sairá como resultado de diversas reuniões e encontros entre você, o seu pessoal e a equipe criativa do estúdio de animação. A estratégia de marketing precisa ficar clara ao final de tudo para que o vídeo remeta ao público apenas o que é essencial.

9 – Formato, eis a questão

Que tipo de animação escolher? Simples, intermediária ou aquela mais detalhada?

Sabemos que a sua vontade conta na hora de fechar um negócio, porém, nada mais sensato do que ouvir os profissionais que serão contratados. Eles podem lhe direcionar melhor ao resultado tão sonhado.

Dependendo de cada roteiro, e ele será confeccionado sob toda a demanda do que é e como funciona seu produto, poderá haver outras necessidades, como a criação de personagens, cenários, e até gráficos. Associar seu produto a eles, inclusive na questão de cores e sons, pode não só aguçar a imaginação do futuro cliente, como fidelizar vendas e elevar seu produto ao sucesso nas mídias em que ele for exibido.

O vídeo terá um tom mais corporativo ou virá com aquela pegada divertida? As reuniões de pauta servirão para se chegar ao consenso.

Outro fator importante: nem sempre um único vídeo é o suficiente para que se alcance o resultado desejado. Intercalar informações pode ser algo necessário, estratégico. Ou seja, apresentar as etapas do funil de vendas em diversos vídeos marketing também é interessante. Caso isso seja necessário, embarque nessa jornada sem medo. Sua persona irá adorar, tenha certeza disso!

10 – Seja flexível

Trinta segundos conseguem dizer muita coisa. Sim ou não?

Sei que você pode imaginar que para ter o resultado necessário, haverá necessidade da produção de um vídeo com cinco minutos ou mais. Não é bem assim. Portanto, seja flexível quando os profissionais de um estúdio de animação apontarem determinada minutagem para sua obra. Eles são conhecedores do assunto.

Ah, a flexibilidade deve vir de ambas as partes. Atente-se a isso também. Quem sabe das coisas, antes de qualquer decisão a ser tomada, é um grande observador. E, principalmente, acessível.

11 – Visibilidade

É isso que sua empresa quer? Ou deseja partir logo para a venda? Independente do resultado, estar visível tornou-se a base para qualquer marca, principalmente se a exibição final acontecer na internet.

Vídeos marketing ou propagandas, escolhidos no formato de animação e com veiculação nas redes sociais ou mesmo em canais do Youtube, requerem uma atenção maior de quem os idealiza e produz. Afinal, o público que irá testemunhar aquela exibição tem algo muito mais poderoso do que um controle remoto nas mãos. É ele quem decide o que deseja ler ou assistir, em que horário pretende fazer isso ou mesmo se quer banir tudo que não lhe agrada de seu espaço virtual.

Estar visível não é só estar em cena. É chamar a atenção, é prender os olhos do público naquela obra apresentada. E por que não fazer com que eles peguem carinho pelo projeto e assistam novamente, e de novo… Que tal?

O estúdio de animação ideal começa na sua empresa

Para terminar, você recorda quando mencionamos no item  3 ‘Por falar em qualidade, olha ela aqui!’ sobre a questão do casamento perfeito entre o áudio e o vídeo? Pois é, o mesmo deve acontecer entre a sua empresa o estúdio de animação contratado.

Ou seja, vale apontar que uma equipe ousada e comprometida vai além daquela firmada na pré-produção, produção e finalização. O grupo também tem outros participantes essenciais: você, seu pessoal. A sintonia entre seus parceiros e seu produto é o primeiro degrau para se alcançar qualquer sucesso.

Lembre-se: Uma animação ideal é e sempre será o resultado de todo o movimento que damos a ela. Literalmente!

Agora que você já sabe o que precisa analisar para contratar o estúdio de animação ideal, que tal dar uma olhada no nosso portfólio?  

No Comments

Post a Comment