fbpx

O que é Branded Content?

O que é Branded Content?

O Branded Content tornou-se um grande aliado na apresentação e divulgação de um produto. Aplicado à estratégia de marketing, é altamente eficaz no que se refere ao cliente conhecer uma marca. Contudo, o que significa o termo em inglês e por quais motivos ele é tão dinâmico em conduzir uma mensagem tão direta, como a capacidade de um produto ou a competência de um serviço aos futuros consumidores?

Descubra aqui, além da resposta, como utilizá-lo como tática na exposição de uma marca.

O que é Branded Content?

Começamos pela tradução do termo. BRANDED CONTENT, em português, significa CONTEÚDO DE MARCA, ou seja, assunto de teor relevante e qualificativo do produto, e com finalidade de direcionamento à persona. É a sua marca injetada no dia a dia do consumidor final via comunicação direta e, muitas vezes, de forma divertida.

Utilizando-se vários canais e mídias, com muita informação e entretenimento (o que agrega maior valor para quem consome seu produto), o Branded Content envolve a publicidade nesse triângulo, sempre ajustável. Ou seja, é flexível, é adaptável.

Informação + entretenimento + publicidade, três ângulos que, juntos, são capazes de gerar excelência na divulgação de um serviço ou produto.

 

Branded Content e Marketing de conteúdo: táticas iguais ou diferentes

A resposta é a segunda opção. São duas estratégias distintas, porém, não distantes.

Vamos entender:

Embora ‘trabalhar a marca’ seja o ponto crucial em ambas as táticas, no Marketing de Conteúdo tal ação não é o único foco. Pode-se utilizar tal enredo para gerar leads, fidelizar novos clientes, engajar uma audiência, aumentar as vendas, etc. Já no Branded Content o foco é simplesmente a divulgação da marca, apresentar sua essência ao público. Assim, as vendas se tornam indiretas. Mas isso não significa que a comercialização do produto deixe de ser uma meta.

Outra questão é o tempo de duração de cada um. Enquanto no Marketing de Conteúdo as campanhas são contínuas, e por que não persistentes, no Branded Content o modelo de campanhas caminha ao lado da publicidade, ou seja, usando um tempo específico, com começo, meio e fim. Tal ação torna sua execução mais intrincada, aprofundada.

Pois bem: Ambos os modelos podem e até devem ser trabalhados lado a lado, de forma paralela. Não há concorrência entre o Branded Content e o Marketing de Conteúdo. As estratégias inclusive se completam, caso sejam utilizadas juntas. O resultado é um só: aumento de vendas, que é a finalidade de toda e qualquer empresa.

 

Como lançar seu produto através do Branded Content

Agora que você conhece as diferenças entre Marketing de Conteúdo e Branded Content, vamos apontar aqui algumas maneiras de se produzir e desenvolver uma estratégia utilizando o conteúdo de marca.

Você sabe que, se olharmos para a internet como um dicionário de inúmeras possibilidades, não é errôneo afirmar que neste contexto a palavra rapidez precisa estar grifada, e em negrito, pois ela é quem exerce o comando dos cliques e compartilhamentos. Tudo é instantâneo. Caso contrário, o público se distrai ou é puxado para outro assunto. Com isso, a visibilidade de sua marca ou produto desaparece, e num simples toque.

Perder uma chance nunca é bom para uma empresa, correto? Portanto, no mundo do marketing digital se faz necessário o monitoramento. Gerenciar é a palavra-chave do Branded Content. A sua ação pós-postagem é a resposta que pode levar ao sucesso ou ao fracasso da divulgação de sua marca. Portanto, entenda como está a visibilidade do seu produto assim que ele chega à tela do futuro consumidor, tente manter seu interesse, gere curiosidade sempre, apresente inúmeras surpresas. Caso precise, seja divertido.

O Branded Content visa na disseminação do conteúdo. Sua ação está literalmente presente nas redes sociais e tende a ser única no engajamento. Diferentemente das outras mídias (como a televisiva em que a audiência é gerada sobre todos que estão de frente para a telinha), no Conteúdo de Marca o produto só é viralizado caso haja harmonia no compartilhamento. Quanto maior a coparticipação do internauta, maior será a distribuição de uma marca ou produto na rede e, consequentemente, haverá o aumento de interesse pelo assunto postado.

 

Os primeiros na fila nas redes sociais é quem ditam o efeito dominó

Há um fenômeno espontâneo quando uma marca, serviço ou produto é divulgado na internet com a estratégia do Branded Content: a resposta imediata dos primeiros a verem o que foi postado. Se há relevância no que foi dito ou escrito, a facilidade com que o compartilhamento é gerado surge naturalmente, ou seja, não resultará em nenhum esforço por parte do internauta. Caso a importância que foi dada à marca, serviço ou produto for mínima, seja ínfima ou nula, a chance de sua estratégia morrer nos primeiros cliques é tão grande quanto a qualquer assunto já visto por você e que caiu no esquecimento.

A identificação do público com o produto deve ser o ponto crucial de todo conteúdo de marca.  Interesse traz efeitos positivos e, consequentemente, resultados essenciais e únicos no que se refere à divulgação e publicidade.

Portanto, a importância do diálogo com seu público é fundamental. Os resultados na disseminação do conteúdo, bem como toda a divulgação planejada de seu produto dependem disso. A comunicação e reciprocidade devem ser contínuas.

 

Aposte no Branded Content

Tenha um aliado na divulgação de seu produto. Trabalhe com um modelo de campanhas com conteúdos elaborados especificamente na intenção da exposição de uma marca e de seu entendimento por parte do público. Atente-se e reconheça o sentimento do futuro consumidor em relação à sua marca. Alimente-o de forma branda. Não seja direto na venda, sublinhe a autoridade do produto. Determine prazos, e curtos.

Caso sua marca necessite de reposicionamento no mercado, atente-se à elaboração e muito mais na divulgação da campanha. Se a venda é a meta de toda empresa, o público deve ser o foco no que se refere à audiência. É ele quem determinará o sucesso ou o fracasso na distribuição de uma marca nas redes sociais.

O Conteúdo de Marca, num português claro e objetivo, requer qualidade, flexibilidade, adaptação e, principalmente, entretenimento. Canais e formatos para isso não nos falta, inclusive os da tecnologia móvel. Portanto, deixe sua marca cair nas mãos dos consumidores.

No Comments

Post a Comment