fbpx

7 métricas para avaliar o desempenho de vídeos

7 métricas para avaliar o desempenho de vídeos

O investimento na produção de vídeo marketing está em alta. Os resultados, podemos averiguar na própria internet. Há momentos em que o consumo dos audiovisuais ultrapassa os clássicos textos e as belas fotografias. Contudo, há produtores desse tipo de conteúdo e empresários que têm focado somente na qualidade do produto inserido na rede. Por isso, é preciso ficar atento: além das propriedades do que está sendo exibido, faz-se necessária uma avaliação de seu desempenho na rede e para isso existem algumas métricas que podemos e devemos utilizar.

Propostas de marketing de conteúdo, que antes chegavam ao internauta somente através do conjunto de palavras e fotografias, aos poucos deram espaço aos vídeos. E cada vez mais eles têm tomado conta do pedaço, gerando inclusive máximas em dígitos no que se refere a resultados positivos e satisfação do próprio cliente.

A facilitação dos conteúdos de multimídia, com seus botões mágicos nas redes sociais e afins, tem cedido lugar aos inúmeros vídeos que vemos em diversos nichos da internet, vários deles de alta qualidade e produzidos com base em investimentos reduzidos.  

O impacto dos vídeos nos resultados das empresas e a importância das métricas

A ingestão desse tipo de mídia na internet vem aumentando dia a dia, tanto pelo entretenimento proposto, quanto pelo poder em atrair clientes. A tela dos tablets, computadores portáteis e celulares é tão convidativa que hoje há quem queira expor seus produtos apenas para esse nicho de segmento. E mais! É que, aliada aos vídeos, essa telinha que carregamos nas mãos é fortemente capaz de aumentar a audiência e conversão.

Se antes a medição do que era lido na internet já estava ao nosso alcance de forma ágil, hoje, com a demanda da tecnologia e a chegada em massa do audiovisual, tal avaliação ficou ainda mais prática. Existem ferramentas que estão diante dos nossos olhos, como as curtidas, compartilhamentos etc., e são capazes de gerar resultados reais, dando-nos a chance de aumentar nosso alcance em relação à persona e engajar o conteúdo exibido tendo como foco todo o saldo idealizado.

Mas como fazer um balanço do que expomos na rede? Segue abaixo sete métricas capazes de avaliar a atuação dos seus vídeos:

1 – Visualizar e curtir: primeiro passo para grandes resultados

Quantos são os que visualizam e curtem seus vídeos? Geralmente essas são as primeiras ações do internauta, ou seja, pessoa que pode se tornar seu futuro cliente. Se há um número expressivo nos dois atos (curtir e visualizar), você pode estar no caminho certo. Entretanto, outras métricas precisam ser analisadas para que tenhamos a certeza de que o rumo tomado foi o correto.

2 – Retenção do futuro cliente ao produto apresentado

As pessoas que assistem aos seus vídeos ficam de olho neles por quanto tempo? Elas chegam até o final ou clicam na opção ‘pular’?

Essa é uma das métricas mais importantes, já que reter é o mesmo que fixar. Pois bem, seu produto precisa, além da boa produção, ser interessante e, principalmente, ter sua mensagem acentuada. Se há apenas uma parcela mínima de público vendo seu produto audiovisual após os primeiros segundos sem saltar para outra opção, algo não está funcionando bem.

3 – Comentário, pra que te quero

O envolvimento das pessoas em relação ao seu produto também está nos comentários. Através deles pode-se notar em que nível anda seu engajamento.

Quantas são as pessoas que comentam e como elas se envolvem? Há comentários negativos? Se a sua resposta em relação à última pergunta for positiva, é preciso entender de onde vêm tais reações contrárias para que você possa agir.

4 – Quem compartilha, aprecia

Um conteúdo compartilhado pode se tornar um conteúdo viralizado. Portanto, o compartilhamento é uma das métricas que precisa de uma atenção especial e diferenciada em relação à questão da visualização e curtida. Até porque a ação do ‘dividir com outras pessoas’ pode lhe mostrar que tipo de público está doando seu tempo na apreciação de um produto.

Lembre-se: a inexistência de um número expressivo de visualização, curtidas, comentários e compartilhamentos deve servir como sinal de alerta. Preste atenção nessas métricas, pois sSeu conteúdo pode não ter tocado quem o assiste.

5 – Os inscritos: fidelidade é imprescindível

O número de assinantes é um grande sinal para sabermos se nosso conteúdo é relevante ou não.

Seu vídeo tem muitas curtidas, um bom dígito de visualizações, porém, a fidelidade em relação aos conteúdos dos vídeos propostos é baixa. Sabe o que acontece num caso desses? O produto audiovisual não está dando motivo o suficiente para que o público retorne. Muitas vezes a questão nem é artística. O problema pode estar na qualidade técnica. Portanto, esteja sempre atento ao vídeo como um todo e, caso precise de mudanças, não hesite.

“Ah, não há como retirar o vídeo do ar!” Atente-se, então, ao próximo produto audiovisual que virá na sequência. Superar-se é a grande tacada dos mestres da internet.

6 – CTR: o que é?

Conhecida como Click Through Rate, podemos traduzir a sigla como ‘Taxa de Cliques’, é capaz de analisar quantas foram as pessoas que clicaram no link de um dos seus vídeos e se dirigiram para a tão sonhada landing page, ou mesmo para outros propósitos de sua estratégia.

Tem como medi-la? Sim! Dividindo o número de cliques pela quantidade de vezes que ele é exibido. A sua CTR precisa ser alta. Caso contrário, o custo é quem estará nas alturas.

7 – Replay: vale a pena ver de novo

Será que vale mesmo? Se sim, é porque você tem a convicção de que seu produto audiovisual é bom. Porém, a resposta vai além da nossa força de vontade. Ela está no engajamento do público.

Quanto mais pessoas assistem novamente aos seus vídeos é sinal de que sua produção é muito importante para elas, fazendo com que as mesmas deixem de ver outros conteúdos com os mesmos temas para se atentar ao que revela o seu produto. Isso inclusive tem a ver com confiança, o que resulta em fidelidade.

Conclusão

 Medir métricas é fundamental para saber se os resultados esperados estão sendo alcançados, mas além disso, interaja com seu público. Mostre-se presente. Além de eles perceberam o quão importantes são para sua empresa, você conseguirá extrair comentários individuais que podem se tornar imprescindíveis para as novas produções que virão pela frente.

Você se identificou com as sete dicas de métricas que colocamos aqui? Então convidamos a compartilhar este conteúdo em suas redes! 

No Comments

Post a Comment