fbpx

Briefing: para que serve o briefing de vídeos

Briefing: para que serve o briefing de vídeos

De forma geral, o briefing funciona como um elemento norteador de um trabalho a ser realizado. Comumente utilizado no marketing digital e em algumas outras áreas, o termo que significa “resumo” e/ou “breve”, tem a função de fazer uma ponte entre o objetivo do cliente e o resultado final desenvolvido pelo profissional.

No meio audiovisual, o briefing é um elemento ainda mais essencial, pois é através dele que os produtores conseguem colocar em prática as suas estratégias, visando sempre a qualidade do material produzido e a satisfação do contratante.

Quer saber como funciona melhor o briefing para vídeos? Então, continue conosco!

O briefing na criação de vídeos

Geralmente, cada produtora audiovisual possui um modelo padrão para coletar as principais informações que serão necessárias na criação e edição do vídeo solicitado pelo cliente. Porém, algumas informações podem variar dependendo da estratégia da agência ou também no caso de o projeto demandar alguma característica peculiar. Mas, de maneira geral, o briefing para vídeos segue os seguintes passos:

Informações iniciais

Aqui, são colhidas as informações básicas, como nome do cliente, título do job, prazos e os profissionais escolhidos para produção.

Dados do cliente

Nessa etapa, são coletados os dados de contato do cliente e também é delineado qual o melhor estilo de vídeo para a sua empresa naquele momento, levando em conta, é claro, o sucesso do negócio e a situação a qual a instituição está atualmente — uma marca que está se lançando no mercado requer uma abordagem diferente de outra que já tem uma bagagem, por exemplo.

Finalidade do vídeo produzido

Em seguida, deve ser respondido qual a finalidade, o real motivo que aquele vídeo quer atingir. É interessante que o contratante informe suas principais necessidades a produtora, para que esta consiga imprimir uma solução as “dores” do cliente, bem como a mensagem principal que o material deve representar.

Meios de divulgação

Nessa parte o cliente deve informar quais os meios de divulgação quer para o seu vídeo, como, por exemplo: nas redes sociais, em uma reunião, em um evento etc. Esse dado é fundamental porque influencia nas características técnicas do material final, como formato e resolução.

Dados técnicos

Dando sequência ao passo anterior, é importante fechar essas informações com as respostas para o formato de saída do vídeo (.mp4, avi,.WMV etc.) e o tempo de duração do conteúdo produzido.

Definição de público-alvo

A definição do público-alvo tem a ver com as pessoas as quais o vídeo é destinado; sendo assim, esse quesito precisa estar alinhado à etapa de finalidade do vídeo.

Estilo do vídeo

Essa parte é onde a mágica acontece, uma vez que é aqui que os profissionais — roteirista, design, editor, equipe de filmagem — trabalham no projeto baseados no briefing fornecido pelo cliente. Elementos como técnicas de edição e filmagem, estilo visual, tom de voz, forma de narrativa e parte sonora, estão inseridos nesse estágio.

Recursos utilizados

Nesse ponto são levantados os materiais necessários para a filmagem, se será necessário locações ou se o processo será feito em ambiente interno ou somente por meio de programas profissionais. Em caso de haver atores, estes devem ser incluídos nos recursos humanos (o mesmo vale para a produção envolvida).

Cronograma geral 

O cronograma é um mecanismo que objetiva garantir o cumprimento das etapas de produção dentro dos prazos pré-determinados. É um meio de organizar melhor o processo de trabalho e também de o cliente acompanhar o andamento do projeto. 

Conclusão

Como vimos, o briefing funciona como uma espécie de “esqueleto” do vídeo a ser produzido. Este relatório é essencial para garantir que a mídia final tenha coerência e total alinhamento com a proposta do contratante. Dessa maneira, é importante que todo esse processo de coleta de informações até a produção final sejam realizados por uma produtora audiovisual, a fim de assegurar um produto de excelência.