Marketing de Conteúdo é um dos principais métodos de marketing da atualidade, ele faz parte do Inbound Marketing, uma estratégia que busca captar através de conteúdos, seu objetivo é atrair potenciais clientes de forma não invasiva.
O inbound marketing se baseia em 4 passos, que tem como objetivo melhorar o relacionamento com seus clientes e leads e impulsionar seu negócio para o sucesso.
Atrair um bom número de visitantes em seu site resultará em novos leads e consequentemente novas vendas. E através de vídeos suas chances de conseguir novos visitantes aumenta muito.
Segundo um estudo intitulado The State of Video Marketing 2017, feito pela Wyzowl, 76% das empresas que usam vídeo marketing acreditam que ele aumentou seu tráfego orgânico.
O que determina se um investimento de marketing tem bom ROI é sua capacidade de gerar resultados concretos de negócios, como leads e vendas.
Uma pesquisa do Aberdeen Group determinou que as empresas que investem no uso de vídeos como parte da estratégia de marketing conseguem 66% mais leads qualificados por ano e 54% de aumento no Brand Awareness.
A pesquisa Social Video Forecast, da Animoto, concluiu que 76.5% dos pequenos negócios que usam vídeos consideram que a estratégia tem impacto direto em suas operações.
O mesmo estudo da Wyzowl já citado mostrou ainda que 83% dos negócios acreditam que o uso de vídeos traz bom ROI.
O conteúdo em vídeo tem alto poder de engajamento e persuasão, já que é possível explicar até mesmo conceitos complexos de um jeito fácil de entender, por meio de vídeos curtos e bem elaborados.
De acordo com um estudo realizado pela Wharton Research Center, as pessoas retêm, em média, apenas 10% do que ouvem, mas, em contrapartida, absorvem 50% do que veem. O que isso significa para o seu negócio? Se as pessoas retêm melhor as informações através do vídeo, aumenta a possibilidade de publicidade boca-a-boca, que continua a ser a principal forma das empresas atraírem clientes. Se os clientes gostaram de seu produto, eles vão compartilhar seu vídeo.
Um vídeo não tem necessariamente que ser restrito ao seu site. Hospedar seus vídeos em sites gratuitos como o YouTube e Vimeo pode ser uma estratégia interessante, uma vez que essas ferramentas permitem fazer upload de seus vídeos e utilizar palavras-chaves para atrair o interesse dos clientes. O bônus adicional para a utilização desses sites é que eles são inteligentes e adaptáveis aos smartphones, enquanto outros sites não podem ser visualizados em determinados aparelhos. Os vídeos também são facilmente compartilháveis, ao contrário das páginas de texto da web, o que representa uma vantagem, uma vez que as pessoas estão mais propensas a assistir vídeos na Internet do que ler blocos de texto em um site.
De acordo com a Simply Measured, vídeos sociais geram 1200% mais compartilhamentos que imagens e texto combinados!
Os vídeos podem ser encaixados em qualquer ou em todas as etapas do funil. Então, esse pode ser um bom momento para começar a investir nessa estratégia.