
Guia Sobrado: tudo sobre Animação 2D
Com muita adesão no mercado de entretenimento, a animação 2D é associada, principalmente, ao público infantil. No entanto, não são só as crianças e nem só o ramo de entretenimento que se beneficia desse tipo de produção audiovisual.
Por ser criado do zero, este formato traz possibilidades infinitas, além de ser didático. Com isso, é possível aplicá-lo aos mais diferentes contextos. Se você tem interesse de saber como, continue a leitura deste post e veja como beneficiar a sua empresa com a dinâmica da animação!
O que é animação 2D?
A animação 2D é um tipo de produção que pode servir aos mais diferentes estilos de narrativa, sendo bidimensional.
Assim, finalidades comerciais, educacionais, científicas, de simulações, publicitárias, entretenimento (curtas e longas metragens, games) e institucionais são passíveis de serem desenvolvidas com animação.
Este formato se dá a partir de frames, ou seja, imagens inanimadas. São uma infinidade de imagens com diferenças sutis e progressivas entre elas.
Quando exibidas em alta velocidade, esta técnica dá a ilusão de movimento e, com isso, se conquista o efeito da animação.
Além de poder compor toda a narrativa, este tipo de produção pode ser utilizado como efeito especial dentro de live-actions (como em Space Jam: O Jogo do Século) ou como recurso que surge e desaparece conforme a evolução das informações transmitidas.
Assim, consegue agregar um toque de ousadia e divertimento para o resultado final da produção.
Como utilizar animação?
Para as empresas, uma das formas de utilizar a animação 2D é o desenvolvimento de um mascote, de uma vinheta ou logomarca que apareça de forma descontraída no vídeo.
Mesmo que a natureza da mensagem seja mais séria, exigindo maior grau de formalidade, ainda assim a animação 2D pode ser uma alternativa.
Isso porque ela também tem um viés didático, possibilitando a explicação de conceitos complexos de maneira clara para os espectadores.
Seja para uma apresentação entre negociações, um vídeo interno para colaboradores ou uma informação a ser passada para o mercado consumidor, ela pode ser utilizada.
Etapas de produção
Existem quatro etapas principais no desenvolvimento de vídeos de animação. Apesar de ser um processo curto, ele é mais complexo, dado o trabalho de desenvolvimento dos frames.
No processo de desenvolvimento são previstas as seguintes fases a serem cumpridas pela produtora de vídeo:
- Storyboard;
- Personagens;
- Produção;
- Som e efeitos.
Storyboard
O storyboard é uma ferramenta de desenvolvimento. Funciona como um rascunho, um planejamento da narrativa que tomará forma.
Nele estão apresentadas as sequências de imagens e a evolução do roteiro de maneira simplificada, mas em desenho. Muito similar às HQs (histórias em quadrinhos).
Personagens
Os personagens são os elementos que trarão vida e dinâmica à mensagem a ser passada. Nos casos de apresentações mais formais eles não são utilizados.
Ao criar as características, eles também entram no storyboard, para nortear o processo de animação.
Produção
A produção é quando as ilustrações passam a ser feitas e as técnicas de audiovisual são aplicadas para construir a ilusão de movimento.
Som e efeitos
Após a narrativa estar pronta, é realizada a finalização com a inserção dos efeitos especiais, possíveis falas e trilha sonora.
Técnicas para animação
Para atingir o efeito de movimento na animação 2D são utilizadas várias técnicas e recursos, a fim de alcançar o resultado esperado. Entre elas estão:
- Motion graphics;
- Stop Motion;
- Flipbook.
Antigamente se utilizava uma técnica chamada Rotoscopia. Nela os desenhos eram desenvolvidos e editados diretamente em uma película dos filmes, em um mundo distante e sem recursos digitais. Talvez você nunca tenha visto um fotograma.
De lá para cá, no entanto, toda a realidade de produção avançou e se modernizou, assim como os demais setores. Conheça abaixo, um pouco mais do que é colocado em prática atualmente para produzir animação 2D.
Stop Motion
Também chamado de quadro a quadro, o Stop Motion é uma das técnicas de animação 2D mais conhecidas entre o público.
Para colocá-la em prática, são utilizadas fotos e softwares específicos da área. Isso porque é preciso captar cada mínimo movimento.
Assim, são utilizados bonecos modeláveis para ser possível provocar as diferentes expressões e movimento que são, sutilmente, registrados.
Você se lembra da animação A Fuga das Galinhas? Pois então, este é um exemplo de stop motion.
Para se ter dimensão de quão trabalhoso é esta técnica de produção audiovisual basta saber que, para cada segundo de filme, são necessários 24 frames (imagens inanimadas).
Flipbook
Em um mercado sofisticado, com recursos ilimitados para materializar a ideia dos criativos, o flipbook é a animação raiz.
Ele se caracteriza pelo desenho em um bloquinho branco que é folheado rapidamente para conseguir o efeito de movimento.
Mesmo atualmente, é um recurso válido que pode ser utilizado conforme alinhamento e proposta da produtora, e necessidade do cliente.
Motion Graphics
Já abordado aqui no blog o motion graphics é, por natureza, a junção de diversas técnicas audiovisuais. Portanto, recursos como imagens, ícones, diagramas podem (e devem) ser utilizados a favor da animação 2D.
A partir da computação gráfica e as diferentes maneiras de trabalhar o roteiro (quadro branco, liquid motion, colagem e outros), fica a cargo da criatividade da equipe, do perfil do espectador e do briefing dado pela empresa, definir qual é a melhor utilização.
Aqui na Sobrado.TV temos experiências com vários clientes que atendemos com este tipo de produção, como a Coachee, a ShophiA Educação Infantil, a Senfio Monitore, a Split Checkout e muitos outros.
E, após mostrarmos este overview sobre a animação 2D, talvez você esteja se perguntando como pode utilizá-lo na sua empresa. Entre em contato conosco e solicite uma proposta para sua produção. Assim, conhecemos o seu negócio e podemos mostrar nossas ideias para alcançarmos grandes resultados!
Aproveitando que você chegou até aqui, dá uma olhadinha no nosso showreel, nele tem alguns trechos dos vídeos que já produzimos: