fbpx

Marketing de Conteúdo.

Como funciona o processo
de Inbound Marketing?

Marketing de Conteúdo é um dos principais métodos de marketing da atualidade, ele faz parte do Inbound Marketing, uma estratégia que busca captar através de conteúdos, seu objetivo é atrair potenciais clientes de forma não invasiva.

O inbound marketing se baseia em 4 passos, que tem como objetivo melhorar o relacionamento com seus clientes e leads e impulsionar seu negócio para o sucesso.

  •  Passo 01 – Atrair visitantes: Através de conteúdo relevante, atraímos visitantes com interesses relacionados aos seus negócios.
  • Passo 02 – Converter visitantes em leads: Aproximando-os mais do seu negócio e transformando-os em potenciais vendas;
  • Passo 03 – Vender: Com métodos de automação e promoção de conteúdo identificamos se o seu lead está interessado no produto ou serviço. Este é o momento de apresentar suas soluções e fechar a venda;
  • Passo 04 – Encantar seus clientes: No inbound o ciclo não se fecha com a venda, o relacionamento com o cliente deve ser duradouro. Deve-se encantar o cliente com conteúdos interessantes, valiosos e compartilháveis, para que eles retornem sempre.
Porque devo utilizar
conteúdo em vídeo?

-Aumento no tráfego orgânico

Atrair um bom número de visitantes em seu site resultará em novos leads e consequentemente novas vendas. E através de vídeos suas chances de conseguir novos visitantes aumenta muito.

Segundo um estudo intitulado The State of Video Marketing 2017, feito pela Wyzowl, 76% das empresas que usam vídeo marketing acreditam que ele aumentou seu tráfego orgânico.

-Ótimo retorno sobre investimento

O que determina se um investimento de marketing tem bom ROI é sua capacidade de gerar resultados concretos de negócios, como leads e vendas.

Uma pesquisa do Aberdeen Group determinou que as empresas que investem no uso de vídeos como parte da estratégia de marketing conseguem 66% mais leads qualificados por ano e 54% de aumento no Brand Awareness.

A pesquisa Social Video Forecast, da Animoto, concluiu que 76.5% dos pequenos negócios que usam vídeos consideram que a estratégia tem impacto direto em suas operações.

O mesmo estudo da Wyzowl já citado mostrou ainda que 83% dos negócios acreditam que o uso de vídeos traz bom ROI.

-Conteúdo de qualidade e fácil consumo

O conteúdo em vídeo tem alto poder de engajamento e persuasão, já que é possível explicar até mesmo conceitos complexos de um jeito fácil de entender, por meio de vídeos curtos e bem elaborados.

De acordo com um estudo realizado pela Wharton Research Center, as pessoas retêm, em média, apenas 10% do que ouvem, mas, em contrapartida, absorvem 50% do que veem. O que isso significa para o seu negócio? Se as pessoas retêm melhor as informações através do vídeo, aumenta a possibilidade de publicidade boca-a-boca, que continua a ser a principal forma das empresas atraírem clientes. Se os clientes gostaram de seu produto, eles vão compartilhar seu vídeo.

-Facilmente compartilhável

Um vídeo não tem necessariamente que ser restrito ao seu site. Hospedar seus vídeos em sites gratuitos como o YouTube e Vimeo pode ser uma estratégia interessante, uma vez que essas ferramentas permitem fazer upload de seus vídeos e utilizar palavras-chaves para atrair o interesse dos clientes. O bônus adicional para a utilização desses sites é que eles são inteligentes e adaptáveis aos smartphones, enquanto outros sites não podem ser visualizados em determinados aparelhos. Os vídeos também são facilmente compartilháveis, ao contrário das páginas de texto da web, o que representa uma vantagem, uma vez que as pessoas estão mais propensas a assistir vídeos na Internet do que ler blocos de texto em um site.

De acordo com a Simply Measured, vídeos sociais geram 1200% mais compartilhamentos que imagens e texto combinados!

Os vídeos podem ser encaixados em qualquer ou em todas as etapas do funil. Então, esse pode ser um bom momento para começar a investir nessa estratégia.